Alcina Cerdeira
Vereadora Turismo do Fundão
O Fundão é o concelho em que o binómio diversidade/qualidade é bastante notório no eixo de toda a Beira Interior, ao nível do sector agroalimental e turismo.
Há cerca de dez anos, o município do Fundão assumiu como estratégia de afirmação e desenvolvimento da sua economia local, a defesa intransigente do seu território e dos seus produtos endógenos, com base na perceção e análise das potencialidades do concelho. A estratégia passou pela criação de um conjunto de eventos âncora associados aos produtos locais/temáticas, quer na cidade, quer nas suas aldeias em redor, num calendário anual que já se constituiu fundamental para a Região. São exemplos: Festa da Cereja, Feira do Queijo, Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, Míscaros – Festival do Cogumelo, entre outros, que ao longo dos 365 dias, acompanhando as estações do ano, vão animando e funcionando como montra, para um vasto público, daqueles que são os nossos produtos e produtores.
A tradição é visível no saber das mãos das gentes do concelho. O queijo amarelo da Beira Baixa DOP, o vinho, o azeite, os enchidos, os doces. Não esquecendo, também, as filhós, o bolo doce, os miaus…toda uma vasta e diversificada gama de produtos exposta com todo o calor, bem à moda beirã.
Aliando a tradição à inovação, o Fundão desenvolveu novos produtos que viriam a evidenciar aquela que é a ex-libris do concelho – cereja – como o Pastel de Cereja, o Bombom de Cereja do Fundão, com a assinatura do chef chocolateiro António Melgão, entre outros produtos que poderá descobrir.
Fundão, 365 dias à descoberta – desafiamo-lo a explorar e a provar o melhor que o nosso concelho tem para oferecer. Seja bem-vindo ao Fundão!