DESTINOS

Por caminhos bem temperados descobrimos pedaços de história a cada passo

Este mês descubra…

A Rota dos Presépios

É época de Natal. Espalham-se os ornamentos pelo pinheiro e pela casa. Preparam-se aquelas refeições especiais. Compram-se as prendas. Junta-se a família. Sente-se o calor das lareiras acesas. E em Portugal ainda se colocam os presépios em muitas casas.

Pequenos ou grandes, com poucas figuras ou muitas, com ou sem musgo, em muitos lares a decoração só está completa com este elemento religioso.

Também algumas cidades ou organizações decidem fazer os seus presépios e partilhá-los com todos nós. Grandiosos na sua dimensão há até um que já bateu o record do Guiness para o maior presépio do mundo. Porém todos eles contam com a dedicação de voluntários e entusiastas que durante largas horas se concentram em levar alguma magia aos corações de quem os visita.

A tradição ainda é o que era e a My Own Portugal não podia deixar de vos mostrar alguns dos mais belos presépios que por cá se fazem.

Feliz Natal a todos!



Para seguir o nosso roteiro passo a passo, subscreva a nossa newsletter.

Valença – Cidade Presépio

Trata-se da maior mostra nacional coletiva de presépios a envolver entidades públicas e privadas. Este evento integra centenas de presépios expostos em montras, vitrines, balcões bem como de uma exposição coletiva de coroas natalícias para as portas e/ou entradas. No Núcleo Museológico Municipal poderão ser apreciados presépios provenientes do Museu de Olaria de Barcelos, do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, da Catedral de Tui e de vários emprestadores privados. Neste espaço museológico haverá ainda uma secção dedicada a presépios comestíveis elaborados pelas pastelarias locais. Os presépios de rua, integram o “Ciclo Litúrgico de Natal” localizados nas Capelas dos Passos da Santa Casa da Misericórdia: • Junto à Igreja de Santo Estevão: Natividade; • Na rua de S. Francisco: Natividade; • No Transepto da Igreja de Santa Maria: Adoração dos Pastores; • Na Rua Mouzinho de Albuquerque: Adoração dos Reis Magos; • Na Coroada: Apresentação do Menino Jesus no Templo. A loja de Turismo será o local onde se localizarão dezenas de presépios artesanais, provenientes de artesãos de Valença..


Datas e horários:
De 01 de dezembro de 2014 a 07 de Janeiro de 2015
Local: Cidade de Valença
Entrada: Entrada livre
 
Consulte o Programa Oficial aqui
 
Fonte: Câmara Municipal de Valença

Presépio Vivo de Priscos
O maior presépio ao vivo da Europa.

Há nove anos, que a Paróquia de São Tiago de Priscos, da Arquidiocese de Braga organiza um Presépio ao Vivo. Com o principal objetivo de centrar o natal dos portugueses na figura do menino de Belém. O Presépio ao Vivo de Priscos é uma oportunidade para fazer uma viagem ao tempo de Jesus. A um tempo com vozes, música, cheiros, sabores, sons, casas, lojas, praças e mercados e cerca de 600 a 800 participantes que dão vida a uma história sempre antiga e sempre nova. É um espaço com cerca de 30.000 m2 de ocupação e com mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica.

Nesta aldeia, um espaço de 30.000 m2, todas as idades  são convidadas a viver o verdadeiro espírito natalício que vai invadir esta zona de Braga Os mais pequenos serão os reis da nona edição da Aldeia Natal, com várias atividades desenhadas à sua medida, desde a “Casa do Menino Jesus” à “Casa dos animais”, passando pelo contacto direto com os vários ofícios daquele tempo até ao encontro de um delicioso “chocolate quente” na doçaria da “aldeia dos Romanos”. Os adultos não foram esquecidos e ao longo das várias sessões, poderão recordar a sua infância através das cenas mais tradicionais do presépio. Como: os ferreiros a forjarem e temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas, os serradores que cortam lenha, os camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a moldar o barro, a padeira a amassar a farinha, os pastores a cuidarem dos rebanhos, o rabino a cantar salmos na sinagoga, os senadores a discutirem as suas riquezas, os ladrões a fazerem das suas habilidades no mercado, as vendedoras de sementes, legumes, plantas e peixe a ganharem as suas vidas e a família de Nazaré a ser família diante das sombras do seu tempo… Os visitantes podem ainda usufruir de uma vasta oferta gastronómica disponível nas várias casas das “aldeias dos judeus e dos romanos”. Podem saborear o “pão de César” feito com  água, chá de sal, farinha e chouriço as rodelas não muito grossas; “hidromel” uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água; “posca” bebida feita com vinagre e água; utilizada como refresco pelos romanos; castanhas assadas; água-pé; café no pote; doces dos judeus; pão romano; ginja; doces de Roma e o famoso pudim “Abade de Priscos”.


Datas e horários:
– dia 21 de Dezembro inauguração pelas 10h30 às 12h00 e das 15h00 às 19h00.
– dia 25 de Dezembro das 15h00 às 18h00
– dia 26 de Dezembro das 14h30 às 17h00
– dia 27 de Dezembro das 20h00 às 23h00
– dia 28 de Dezembro das 14h30 às 18h00
– dia 01 de Janeiro das 15h00 às 18h00
– dia 03 de Janeiro das 20h00 às 23h00
– dia 04 de Janeiro das 14h30 às 18h00
– dia 10 de Janeiro das 20h00 às 23h00
– dia 11 de Janeiro das 14h30 às 18h00
Local: Largo da Igreja 4700-783, Priscos
Entrada: Entrada livre

 

Fonte: Comunidade Paroquial da Freguesia de Priscos

Vila do Conde

Tempo de Magia

Preservar a tradição do envolvimento familiar na época natalícia, à volta do Presépio, ultrapassa o ato de fé que representa a Sagrada Família. Imbuída desta magia, estará patente ao público, a 14ª edição da EXPOSIÇÃO – VENDA DE PRESÉPIOS DE PORTUGAL, no Centro de Memória – Vila do Conde.

Organizada pela Associação para Defesa do Artesanato e Património em colaboração com a Câmara Municipal são cerca de 500 peças, produto do trabalho de artesãos oriundos de todo o País, não faltando os barros de Barcelos, as figuras de folhelho de Canas de Senhorim, as Rendas de Bilros de Vila do Conde e outros trabalhos feitos dos mais variados materiais e diversas técnicas usadas.

Sendo a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde considerada aquela que maior projeção assegura aos artificies nacionais, contribuindo de forma decisiva para a divulgação, promoção e venda do artesanato tradicional, a organização do evento tem vindo a promover esta Exposição – Venda de Presépios de Portugal, como forma de incentivo à produção artesanal, mas também apresentando uma proposta alternativa de presentes nesta Quadra Natalícia.

O êxito das edições anteriores tem sido em crescendo, o que se confirma pelo número de presenças na edição deste ano, mas sobretudo pela quantidade de peças expostas, o que só por si já constitui um verdadeiro recorde.


Datas e horários:
De 5 a 21 de dezembro de 2014, das 10h00 às 18h00
Local: Centro de Memória – Vila do Conde
Largo de S. Sebastião
4480-706 Vila do Conde
Entrada: Entrada livre
 
Descarregar o programa oficial aqui

 

Fonte: Câmara Municipal de Vila do Conde

Presépio Cavalinho

O maior presépio

do mundo

em movimento

O Maior Presépio do Mundo, em Movimento” ou “Presépio Cavalinho” localiza-se na povoação e freguesia de São Paio de Oleiros, concelho de Santa Maria da Feira. Trata-se de um presépio animado, já tradicional na região no período das festas de natal. Os cenários cuja montagem envolve mais de 30 voluntários na maioria funcionários da empresa cavalinho é composto por milhares de peças, cuja mecânica é assegurada por mais de 55 quilómetros de cabo elétrico, mais de 5000 lâmpadas LED e cerca de 100 sensores de movimento. Redescobrimos a verdadeira magia do Natal, com todas as referências a tradição cristã mas não só, encontramos a Volta a Portugal em Bicicleta, os arraiais das romarias portuguesas ou para os mais pequenos princesas e pais natais. Entre os destaques, encontram-se cenas da história da vida de Jesus e das aparições de Fátima, Papa Francisco em Oração e visita a Nossa Sra. de Fátima, entre outras cenas. Em 2014 tem mais de 7500 peças e uma dimensão de 4 mil metros quadrados. Bateu o recorde que até 2013 figurava no Guiness.


Datas e horários:
De 2 de Novembro de 2014 a 19 de Março de 2015, das 08h00 às 24h00
Local: Rua da Igreja 346-352 4535-446 S. Paio de Oleiros (aprox. 3km de Espinho)
Entrada: Entrada livre

 

Fonte: Cavalinho

Penela Presépio

O Penela Presépio é uma referência no país que atrai todos os anos milhares de visitantes para proporcionar momentos muito especiais a toda a família. A Magia do natal começa aqui, a partir de 7 de Dezembro! Venha até cá, visite os nossos presépios, experimente os nossos sabores, explore o nosso património natural e histórico. Deixe-se ficar até 6 de Janeiro 2015 e desfrute de um programa natalício recheado de propostas irresistíveis com muita animação, brincadeira, cor, música e alegria… PRESÉPIO ANIMADO NO CASTELO. A edição 2014 do Presépio Animado, este ano completamente renovada, alia o tradicional às novas tecnologias onde dezenas de figuras animadas criam quadros representativos do presépio tradicional português. PRESÉPIO TRADICIONAL DO ESPINHAL. Na Vila do Espinhal, um presépio tradicional com cerca de 260 metros quadrados, feito por artesãos locais, representa a freguesia e o seu património e merece sem dúvida a sua visita. PISTA DE COMBOIOS. Para os amantes do ferro modelismo, junto ao Presépio Tradicional do Espinhal, uma enorme pista de comboios delicia os mais novos… e os graúdos também! Nesta maqueta gigante circulam, em simultâneo, 10 comboios que percorrem, imparáveis, estações e apeadeiros. MOSTRA DE ARTES E OFÍCIOS. Recriação ao vivo das antigas oficinas e do quotidiano do mundo rural de outrora oleiros, sapateiros, marceneiros, moleiros, latoeiros, tanoeiros, entre muitos outros… contam-nos histórias e estilos de vida de um passado recente que não queremos esquecer e que poderá encontrar, quer na Vila de Penela, quer na do Espinhal. PRESÉPIO AO VIVO. Num cenário vivo, representativo do presépio tradicional, ritmos e rotinas do quotidiano hebraico com seus labores e artesanato, comércio e costumes, recriam uma moldura cenográfica de um povo submetido ao poderoso Império Romano, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus. ANIMAÇÃO E TEATRO DE RUA. No espaço envolvente do Castelo de Penela, contadores de histórias, actores e farsantes, malabaristas, dançarinos, mágicos, ilusionistas…criam momentos permanentes de animação teatral e musical que prometem animar todos os visitantes. OFICINAS DA FANTASIA. Fotografias 3D, “Brincar com a electrónica”, Oficinas de “Kraft” e jogos interativos são algumas das propostas para este espaço de interação com o público. Tudo num ambiente descontraído, sereno, educativo e muito divertido onde todos são convidados a participar! MERCADINHO DE NATAL. Os produtos típicos da região esperam por si num mercado de agricultura tradicional e familiar onde também não falta o artesanato urbano e local, aqui fortemente representado, promovendo as artes tradicionais e os produtos endógenos. EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS. Fruto de um desafio feito à comunidade concelhia, Penela convida à contemplação de uma mostra de presépios, expostos nos mais emblemáticos espaços do Concelho: as igrejas do Espinhal, da Misericórdia, Sta Eufémia e S. Miguel. COMBOIO DE NATAL. O Comboio de Natal vai animar o Penela Presépio 2014 levando os passageiros numa viagem mágica pela Vila de Penela.


Datas e horários:
De 7 de dezembro de 2014 a 6 de Janeiro de 2015, das 10h00 às 18h00 nos dias úteis e das 10h00 às 19h00 ao Sábado, domingo e feriados.
Local: Junto ao Castelo de Penela
Entrada dias úteis: Adultos 2€ | Crianças até 5 anos Grátis | Crianças 6 aos 12 anos 1€ Famílias (2 adultos+ 2 crianças) 5€ | Grupos (+15) 1€*
Entrada Fins de Semana e Feriados: Adultos 3€ | Crianças até 5 anos Grátis | Crianças 6 aos 12 anos 2€ Famílias (2 adultos+ 2 crianças) 8€ | Grupos (+15) 2€* * Necessária marcação prévia: tela. 239 560 020

 

Fonte: Câmara Municipal de Penela

Aldeia dos

Presépios de Sal

Salinas de Rio Maior

O evento presépios de sal está contextualizado na época natalícia, em que as Salinas Naturais de Rio Maior se transformam numa aldeia  natal decorada a rigor em todas as suas casas de madeira, casas essas que antigamente eram utilizadas como armazéns de sal. Os armazéns de sal que deram origem a lojas de artesanato, comércio, restaurantes, pontos de venda de sal etc. enchem-se de decorações natalícias, onde no seu interior estará exposto um presépio ou vários, tendo como base o material sal. Durante os fins-de-semana a oferta de atividades é mais variada, havendo animação de rua, passeios de charrete, artesanato, gastronomia e música.


Datas e horários:
De 6 a 28 de dezembro de 2014, a partir das 14h00
Local: Salinas de Rio Maior
Entrada: Entrada livre

 

Fonte: Câmara Municipal de Rio Maior

Exposição

“O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva”

O Museu da Presidência da República apresenta em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Vide, a exposição “O Presépio – Colecção de Maria Cavaco Silva. Esta mostra dá a conhecer uma profusa e curiosa variedade de representações iconográficas da natividade, contribuindo, com as suas receitas, para uma instituição de solidariedade social da região – a Conferência de S. Vicente de Paulo de Castelo de Vide. A coleção de Maria Cavaco Silva reúne peças de diversas proveniências, desde países longínquos, como Chile e Tailândia, até aos centros tradicionais de produção presepista portuguesa, como Barcelos e Estremoz. Traduz uma recolha informada e afetiva efetuada ao longo dos anos, resultante do seu interesse pessoal, das suas viagens e das suas funções de representação. Para além de peças de artesanato, a coleção integra peças de grande valor simbólico, produzidas por instituições de solidariedade social. Cerâmica, madeira, lata, barro, azulejo, cortiça são algumas das matérias-primas que dão corpo aos 200 presépios apresentados nesta exposição, selecionados a partir de um vasto espólio que reúne atualmente quase 500 peças.


Datas e horários:
De 29 de novembro de 2014 a 11 de janeiro de 2015, de Segunda a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Local: Igreja de S. João Batista, Castelo de Vide
Entrada: Entrada livre

 

Fonte: Museu da Presidência da República

Conhece locais mágicos em Portugal? Partilhe connosco os seus favoritos.

Partilhar

Pin It on Pinterest

Share This
€0.000 items