DESTINOS

Por caminhos bem temperados descobrimos pedaços de história a cada passo

Este mês descubra…

20 Livrarias Emblemáticas

Ler é viajar…. E a My Own este mês propõe-vos uma viagem diferente, desta ao mundo dos Livros e aos seus guardiões, as Livrarias. É incrível que um país tão pequeno como o nosso, do qual se diz correntemente que a sua população não lê, detenha livrarias tão espantosas.

Da mais antiga, a mais pequena, passando por uma das mais belas do mundo, sem esquecer as preferidas dos portugueses, venha conhecer a nossa seleção de 20 livrarias emblemáticas, mas podiam ser muito mais.

Nas suas viagens, ou no seu dia-a-dia, visite uma destas livrarias ou outra que esteja mais perto de si, muitas delas têm inclusive um espaço cafetaria, exposição, workshops…Espaços multifacetados que permitem muito mais além da simples compra de livros.

Elas merecem o nosso carinho e sejamos claro, algum do nosso dinheiro, porque era de facto uma pena deixá-las morrer.


Para seguir o nosso roteiro passo a passo, subscreva a nossa newsletter.

Livraria Traga-Mundos

Livraria Centésima Página

Livraria Lello & Irmão

Livraria Almedina Arco

Livraria Arquivo

Livraria Aqui Há Gato

Livraria de Santiago

Mercado Biológico

Livraria Bertrand Chiado

Livraria do Simão

Livraria Ler Devagar

Ler Devagar Com Amor

Livraria Barata

Livraria Buchholz

Livraria Pó dos Livros

Livraria Palavra de Viajante

Livraria BD Mania

Livraria Galileu

Livraria A das Artes

Livraria Fonte das Letras

Livraria Traga-Mundos

Existem livrarias especializadas num género, e depois há aquelas que elevam o patamar da especificidade. A Livraria Traga Mundos é uma delas. Especializou-se em Trás-os-Montes e Alto Douro.

A livraria é um espaço completamente virado para a região. Os livros e artesanato misturam-se com os vinhos, o mel e os doces. A decoração relembra o tradicional sem ser “antiga”, com poufs vermelhos e um sofá ladeado por um espantalho sorridente.

É um espaço animado onde se realizam tertúlias, lançamentos de livros, workshops e outros eventos. Um espaço que nos fala das tradições, das gentes, da flora e fauna e dos roteiros de uma região fascinante. É um bom ponto de partida ou de chegada de um passeio pela zona.


Informações úteis
Horário: Segunda a Terça : 10:00-20:00| Quarta: 14:00-23:00 | Quinta a Sábado: 10:00-20:00
Morada: Rua Miguel Bombarda, 24 – 26 – 28,
5000-625 Vila Real
Telefone: +351 259 103 113
Email: traga.mundos1@gmail.com
Website: www.traga-mundos.blogspot.pt
 
Crédito fotos: Lia Raquel

Livraria Centésima Página

Na página de internet da livraria Centésima Página destaca-se uma citação de Albert Camus: “Se tivesse que escrever um livro de moral, as primeiras 99 páginas ficariam em branco e na 100ª PÁGINA escreveria uma só frase: Existe um único dever, o dever de amar”.

E é difícil não amar este espaço situado na artéria central de Braga, num edifício barroco do Século XVIII. A Casa Rolão terá sido construída entre 1759 e 1765 tornando-se um edifício de interesse público em 1977. À entrada, um Saramago em cartão contempla as paredes elegantemente pintadas.

Lá dentro o espaço é povoado por livros em harmonia com a arquitectura. As estantes estão divididas entre vários espaços amplos. O espaço é enorme porém, é fácil encontrar o que procuramos. Apesar de se encontrar num edifício centenário a Centésima Página não caiu no erro de recriar o ambiente de outrora oferecendo, isso sim, um ambiente moderno e convidativo que faz esquecer as horas.

Este é um lugar para quem gosta de partilhar a sua vida com os livros. Vá até à cafetaria, sempre recheada com produtos do dia e sente-se numa das mesas a folhear o livro que acabou de comprar. Melhor ainda: vá até ao encantador jardim traseiro e folheie até se cansar.

A livraria Centésima Página também não se esquece das crianças. O espaço infantil 100topeia pulula de livros com personagens cativantes e estimula a criatividade dos mais pequenos.

Se estiver em Braga não deixe de passar por aqui.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sábado : 09:00 – 19:30
Morada: Casa Rolão, Av. Central nº 118-120,
4710-229 Braga
Telefone: +351  253 26 76 47
Email: livraria@centesima.com
Website: www.centesima.com

Livraria Lello

As várias, e merecidas, distinções internacionais que a Livraria Lello foi recebendo nos últimos anos e a crescente popularidade da cidade do Porto nos circuitos turísticos, levaram a este ponto. A livraria está constantemente pejada de turistas de máquina fotográfica em punho de modo a levar uma recordação deste lugar que se diz ter inspirado J. K. Rowling a criar a série Harry Potter.
O edifício, da Rua das Carmelitas, foi inaugurado em 1906 e restaurado em 1995, impressiona pela escadaria encarnada e de grandes dimensões, pelo vitral no tecto que ilumina o espaço, colunas douradas e madeira talhada.
A Livraria Lello foi considerada a livraria mais “cool” pela revista Time. Mas o que é que isso significa? A Livraria Lello deveria estar nos nossos corações porque é, de facto, uma das mais deslumbrantes livrarias que existem. Deveria ser um ponto de passagem obrigatório para quem visita Portugal e o Porto, mas não só pela beleza, também pela razão da sua existência: a venda de livros. São mais de 100 mil títulos, em vários idiomas e que preenchem as estantes à nossa volta, uma colecção extraordinária que enche as medidas aos mais exigentes.
A administração colocou recentemente um valor simbólico de entrada no edifício (3 euros) que pode ser posteriormente deduzido em compras na livraria. No nosso ponto de vista, foi uma boa decisão. Quem quer visitar pode contribuir para a preservação do espaço e quem é cliente da livraria tem um benefício no final.
Esperamos que a Livraria Lello continue a ser um polo da cultura da cidade do Porto e do país.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sexta: 10:00 – 19:30 |  Sábado: 10:00-19:00
Morada: Rua das Carmelitas, 144, 4050-161 Porto
Telefone: +351 222 002 037
Email: info@livrarialello.pt
Website: www.livrarialello.pt
 
Crédito Foto: Pixabay

Livraria Almedina Arco

Situada na zona histórica de Coimbra, junto ao Arco da Almedina, a quem deve o nome, a livraria Almedina foi a primeira das Livrarias do Grupo e entrar em funcionamento, em 1955.

Apesar de também vender livros de ficção, esta livraria é mais conhecida pela sua oferta de livros de ciências humanas, jurídicas e económicas sendo muito frequentada, desde há décadas, pelos estudantes de Direito da cidade.

O aspecto branco e clean do espaço é uma mais-valia pois centra a nossa atenção nas lombadas dos livros que forram as paredes.

Lá fora, torrentes de turistas passeiam-se pela subida íngreme e estreita que os levará à Sé de Coimbra. Muitos tiram fotografias junto à escultura diante da montra da livraria.

Apesar do espaço ser pequeno, tem tudo o que é necessário para agradar ao público-alvo. A qualidade está garantida.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sexta: 9:30h – 18:30h. Encerramento: Sábado e Domingo
Morada: Arco de Almedina, 15, 3004-509 Coimbra
Telefone: +351 239 851 900
Email: arco@almedina.net
Website: www.almedina.net

Livraria Arquivo

A livraria Arquivo, em Leiria, foi eleita a 2ª livraria preferida dos portugueses e a vencedora na categoria de livraria com melhor ambiente, em 2015, numa votação organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros).
O ambiente da Arquivo cativa-nos mesmo antes de entrarmos. As duas mesas em frente da grande vitrina que mostra enormes volumes sobre fotografia e arte convidam-nos a sentar e apreciar a tarde solarenga.
Lá dentro, o deslumbramento continua. Um espaço amplo é revestido a prateleiras com livros, acessórios de escrita e gifts. O público, especialmente o local, conhece a Arquivo pela criteriosa seleção de livros sobre arte, fotografia e BD.
Esta livraria tem, também, uma agenda cultural bastante dinâmica ao longo do ano. É um espaço dado a tertúlias, palestras, lançamentos de livros e workshops. A Arquivo é hoje paragem obrigatória de muitos autores portugueses, que fazem questão de vir a esta Livraria, apresentarem os seus livros, porque sabem, desde logo, que serão bem acolhidos tanto pelos responsáveis do espaço como pelo público.
Suba as escadas e descubra a galeria de arte no primeiro piso. Mas a agenda cultural não se cinge apenas aos adultos. A livraria Arquivo orgulha-se do seu espaço infantil onde as crianças podem ganhar o gosto pelos livros ou ficar a ouvir um conto que desperte a sua imaginação.
Ao fundo, sente-se o aroma do café. Navegamos por entre as ilhas de livros e sentamo-nos numa das mesas. Aqui pode-se simplesmente ler o jornal do dia ou apreciar uma refeição ligeira com ingredientes frescos. Nós recomendamos as sandes.
O prémio de Livraria com Melhor Ambiente foi bem merecido pois não é fácil voltar a sair deste espaço.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sábado: 10h-20h | Domingos e feriados: 14h30 – 19h30
Morada: Avenida Combatentes Grande Guerra, 53, Leiria
Telefone: +351 244 822 225
Email: arquivo@arquivolivraria.pt
Website: www.arquivolivraria.pt
 
Créditos fotos: Ricardo Graça

Livraria Aqui há Gato

É em tenra idade que adquirimos o gosto pelos livros e pela leitura. A maior parte das livrarias dedicam um espaço para as crianças, mas a Aqui Há Gato eleva o conceito tornando-se uma livraria para as crianças.
A livraria nasceu em 2007, em Santarém, fruto do gosto pela arte e pela educação. O espaço está pensado para que as crianças libertem a sua criatividade e que não tenham receio de criar. Podem fazer de tudo: pintar, esculpir, escrever, dançar, fazer teatro. É um mundo mágico desde a montra ao quintal.
Como não poderia deixar de ser a oferta literária centra-se nos livros infantis que abrangem um vasto leque de idades, inclusive para os adultos que querem aprender mais sobre as crianças e como lidar com elas da melhor forma.
A Aqui Há Gato é um sonho de criança tornado realidade. Vale a pena conhecer este espaço cheio de magia, animação e simpatia. E aqui há gato? Há pois! Venham conhecê-la.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sexta: 10h-19h30| Sábado: 10h-13h, 15h-18h30
Morada: Rua Dr. Mendes Pedroso, nº21, 2000-053 Santarém
Telefone: +351 243094019
Email: livraria.aquihagato@gmail.com
Website: aquihagato.weebly.com
 
 Crédito Foto: Livraria Aqui há Gato

Livraria de Santiago

Ler dentro de uma igreja não é inédito, agora, ir a uma livraria que ocupa uma igreja é que já não é tão comum. Especialmente se essa livraria não for dedicada exclusivamente a temas teológicos.
Em Óbidos, a rede de livrarias Ler Devagar, criou a Livraria de Santiago dentro da antiga Igreja de São Tiago. Este é um dos edifícios mais emblemáticos da vila e foi mandado construir por D. Sancho I no século XII, mesmo junto à entrada para o castelo.
Lá dentro, uma estrutura em madeira envolve-nos e emoldura a nossa visão para o altar. Todo o espaço foi usado para expor livros, até mesmo os altares laterais. É estranho estar num espaço religioso que ganhou uma nova utilização. E sentimos isso porque a anterior decoração manteve-se. O altar-mor está presente, os santos, o púlpito onde se davam os sermões. Não foi uma decoração que se interligou harmoniosamente com a antiga. Foi como se a igreja fosse “ocupada” por um ser alienígena, mas no entanto resulta, num espaço bastante agradável.
Subimos os degraus da estrutura em madeira para o patamar superior, para encontrar títulos tão laicos como “Compreender os Meios de Comunicação” de Marshall McLuhan, e descemos pelo outro lado até às mesas onde nos podemos sentar e saborear um café.
Saímos pela escadaria, com a certeza, de que a Livraria de Santiago é uma das mais originais deste roteiro.


Informações úteis:
Horário: Sexta e Sábado: 10:00- 21:00 | Domingo a Quinta: 10:00 – 19:00
Morada: Largo de São Tiago do Castelo, Óbidos
Telefone: +351 261 950 100
Email: obidos@lerdevagar.com
Website: www.lerdevagar.com

Mercado Biológico

Também em Óbidos, na rua principal que nos leva à Igreja de Santiago, encontra-se outro espaço único dedicado aos livros. O Mercado Biológico já foi refeitório da Câmara Municipal de Óbidos e até quartel dos bombeiros.
São milhares de caixas de madeira que albergam os livros. Antes serviam para transportar fruta, mas hoje em dia foram reutilizadas para servirem de estantes. Para dizer a verdade, o termo mais indicado para este espaço é “Alfarrabista” e não “Livraria”. Os livros antigos e usados são os reis deste castelo. Têm uma boa selecção de livros de gastronomia, viagens e títulos em estrangeiro, sejam eles em inglês, francês ou alemão.
É um espaço fantástico para se estar, com um ambiente acolhedor, por entre livros, cadeirões e artigos biológicos. Sim, porque o nome “Mercado” tem uma razão de ser. Para além de livros também pode sair daqui com hortícolas, fruta ou produtos regionais.
Esta é uma livraria que causa impacto e que não desfralda as nossas espectativas. Merece que se volte vezes e vezes sem conta.


Informações úteis:
Horário: Sexta e Sábado : 10:00 – 21:00 | Domingo a Quinta: 10:00 – 19:00
Morada: Rua Direita, Óbidos
Telefone: +351 262 103 180
Email: obidos@lerdevagar.com
Website: www.lerdevagar.com

Livraria Bertrand Chiado

Estamos no Chiado, em frente da livraria mais antiga do mundo em actividade. Palavra do Guiness Book of Records.
A Livraria Bertrand confunde-se com a própria história cultural do país. São 283 anos de venda de livros, de tertúlias, de conversas políticas entre a elite da sociedade lisboeta.
Fundada em 1732 por Pedro Faure, por lá passaram grandes nomes da literatura, tais como, Eça de Queiroz, Alexandre Herculano, Antero de Quental, Fernando Namora, José Cardoso Pires, Vergílio Ferreira, entre outros. Houve até uma situação trágica com o político José Fontana, que foi um dos primeiros empregados, e que mais tarde lá se suicidou.
O próprio Aquilino Ribeiro foi um frequentador assíduo, de tal modo que a livraria criou o espaço “Cantinho do Aquilino” para preservar a sua memória.
A livraria continua a ser um espaço convidativo, agora bastante mais frequentado por turistas que se passeiam por entre os tectos pintados de branco e os armários clássicos.


Informações úteis:
Horário: Diariamente das 9h às 22h
Morada: Rua Garrett, 73-75, 1200-203 LISBOA
Telefone: +351 21 34 76 122
Email: chiado.livraria@bertrand.pt
Website: www.bertrand.pt

Livraria do Simão

Pedro Simão Carneiro quis abrir uma livraria, em 2008. Escolheu o local possível em Lisboa, numa antiga tabacaria situada nas escadas de uma transversal da Rua da Madalena, que acabou por ser considerada (por quem a conhece) como uma das mais pequenas do mundo. Não foi propositado. Os 3,80 m2, que não dão para mais de duas pessoas, são insuficientes para os milhares de livros que o proprietário tem.

Mas que nome lhe dar? Dar nomes a coisas não é algo de que goste. Chegou a chamar-se “Trieste”, mas acabou por ser apenas “A Livraria do Simão”.

Pedro Simão Carneiro é apenas alguém que gosta de livros, que os respeita e que lhes dedica o tempo debaixo do arco de São Cristóvão.

Quando passar por aqui não se limite a visitar a livraria e a tirar umas fotografias. Pergunte ao Simão qual o livro que lhe recomenda e leia.


Informações úteis:
Horário: Segunda a sexta-feira: 10h30-13h00 / 15h00-19h00 | sábados (2 por mês): 10h30-13h00
Morada: Escadinhas de São Cristóvão, 18 1100-511 Lisboa
Telefone: N/A
Email: N/A
Website: N/A
 
Crédito foto nº 2: cm-lisboa.pt

Livraria Ler Devagar

Lisboa criou um espaço de que já precisava há algum tempo. O LX Factory foi em tempos um complexo industrial, sujo e degradado, mas que, há uns anos para esta parte, foi requalificado. Agora alberga estabelecimentos comerciais criativos e de qualidade.

Um desses locais é a Livraria Ler Devagar. Entrar neste espaço é entrar na imaginação de alguém, libertar os sonhos, percorrer fantasias. Somos imediatamente atraídos por uma figura que pende do tecto a conduzir uma bicicleta alada e desejamos estar no seu lugar.

O piso térreo tem ilhas de livros pelos quais temos que navegar e um conjunto de mesas servidas por uma cafetaria. À nossa frente os livros cobrem toda a parede. Subimos pelas escadas de aço até ao primeiro piso e descobrimos a máquina que lá ficou duma antiga tipografia. Ainda trabalha, não foi assim há tanto tempo que deixou de imprimir vários títulos de jornais. Ali existe ainda uma cafetaria, esta dedicada a pequenas refeições.

Do outro lado da máquina, estão vários álbuns de música que podem ser ouvidos em velhinhos leitores de CD. Existem, igualmente, sofás onde podemos simplesmente estar sentados a apreciar um bom livro ou a estudar para o próximo exame.

A Livraria Ler Devagar é um exemplo de que as livrarias podem ser reinventadas. Não têm que ser estanques ou limitadoras. Percebe-se o porquê desta livraria ser considerada uma das melhores do país.


Informações úteis:
Horário: Segunda-feira: 12:00-21:00 |Terça a Quinta: 12:00-0:00| Sexta a Sábado: 12:00-2:00| Domingo: 11:00-21:00
Morada: Rua Rodrigues Faria, n. 103 – Ed. G – 0.3, 1300-501 LISBOA (Antiga Gráfica Mirandela em Alcântara)
Telefone: +351 213 259 992
Email: livraria@lerdevagar.com
Website: www.lerdevagar.com

Livraria Ler Devagar com Amor

É bom saber que chegámos a um tempo em que é possível fazer isto, em que as mentalidades estão mais abertas. E isto é o quê? Bem, é uma livraria dedicada exclusivamente à literatura erótica.
Situada no Cais do Sodré, em Lisboa, a Pensão Amor fazia parte de um conjunto de quatro pensões que, naquela zona, alugavam quartos à hora a prostitutas e marinheiros vindos de todo o mundo. A Pensão Amor continua a lugar quartos, mas agora a empresas.
Ali impera o burlesco, o ambiente de cabaret, com veludos, varões, artwork “maroto”, os bares em que estamos sempre à espera que chegue a madame vestida “à anos 30” do século passado.
A Ler Devagar fica no quarto 106, numa sala cheia de livros onde pode ficar apenas a ler. Como muitos dos livros são difíceis de conseguir a livraria decidiu alugar igualmente os livros para que o stock não diminua demasiado. Assim tornou-se não só a primeira livraria dedicada à literatura erótica, como a primeira biblioteca dedicada à leitura erótica. Pode ter a certeza que, pelo menos aqui, não ouvirá ninguém dizer “shiiiiiuuuuuu”.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Quarta:12:00-3:00 | Quinta a Sábado: 12:00-4:00 | Domingo: 12:00-3:00
Morada: Rua do Alecrim nº 19, 1200-292 Lisboa
Telefone: +351 21 314 3399
Email: pensaoamor@mainside.pt
Website: www.pensaoamor.pt

Livraria Barata

A Livraria Barata é uma das mais emblemáticas de Lisboa, especialmente durante a época do Estado Novo e foi alvo de muitas rusgas por parte da PIDE. São muitos os que ainda se lembram de ir à livraria comprar os livros “proibidos” antes que fossem retirados do mercado.
Foi fundada em 1957 e continua a ocupar o mesmo espaço na Avenida de Roma, se bem que agora pertence ao Grupo Leya.
O espaço é bem decorado, simples mas atractivo, com calçada portuguesa no chão. Para além das ilhas de livros existe também um espaço cafetaria onde podemos sentar-nos a ler como se estivéssemos numa esplanada junto a uma área de exposições. É um bom lugar para se estar.
Na cave encontrará um andar todo ele dedicado a literatura infantojuvenil e material escolar.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sábado: 9:00 – 23:00 h | Domingos e feriados: 10:00 – 19:00 
Morada: Avenida de Roma, 11-A – 1049-047 Lisboa
Telefone: +351 21 8428350
Email: barata@livrariabarata.pt
Website: www.livrariabarata.pt

Livraria Buchholz

Perto do Marquês de Pombal, na rua Duque de Palmela, em Lisboa, encontrámos a conceituada Livraria Buchholz.

A Livraria Buchholz foi fundada, em 1943, pelo livreiro alemão Karl Buchholz depois de abandonar Berlim (primeiro na Avenida da Liberdade e só em 1965 na presente morada). Durante muito tempo foi um ponto de encontro de intelectuais de Lisboa que se juntavam na cave da livraria Buchholz para tertúlias, entre eles contam-se Noronha da Costa ou Eduardo Nery.

Hoje em dia, continua a ter três andares de ambientes em madeira e mobiliário pesado, mas que não satura, cheios de livros recentes. As escadas navegam-nos de um espaço para o outro pontuadas por sofás estrategicamente colocados para nos podermos sentar a apreciar as nossas leituras. Os sofás dão um toque de requinte e de carácter a uma livraria que ainda mantém o esplendor de outrora.

Vale a pena passar algum tempo a apreciar este espaço tão bem conseguido.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sexta:9:30-19:30 | Sábados:10:00-14:00
Morada: Marquês de Pombal – Rua Duque de Palmela, nº4, 1200-098 Lisboa
Telefone: +351 21 356 3212
Email: leya.buchholz@leya.com
Website: www.leya.com

Livraria Pó dos Livros

Na Avenida Duque de Ávila, em Lisboa, é fácil de encontrar um projecto digno de conhecer. A livraria Pó dos Livros caracteriza-se por ser uma livraria de bairro, independente e alternativa.
Apesar do seu aspecto retro e do nome, garantimos que não vai encontrar pó sobre os livros que preenchem as estantes e ilhas, de um espaço delimitado por paredes pintadas de azul claro.
Aqui os Best-Sellers não são o foco. Quem tem primazia são os pequenos editores de qualidade, as edições de autor, os livros raros e usados. Foi criada até uma página online justamente para a venda desses artigos especiais.
A Pó dos Livros convence os leitores mais exigentes e que procuram aquelas obras de eleição que não conseguem noutro lugar. É, de facto, um local a descobrir.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sexta: 9h00 – 20h00 | Sábados e Domingos: 10h00 – 19h00
Morada: Avenida Duque de Ávila, 58ª, 1050-083 Lisboa
Telefone: +351 21 795 93 39
Email: podoslivros@gmail.com
Website: livrariapodoslivros.blogspot.pt

Livraria Palavra de Viajante

O poeta André Suarés disse que “O viajante ainda é aquele que mais importa numa viagem.”. E para quem gosta de viajar não basta partir à descoberta de outros lugares, é preciso também ler os relatos que quem já lá foi, percorrer as páginas de um romance que se desenrola noutra cidade, passar os dedos pelas montanhas e planícies impressas num Atlas. Para eles, nasceu a Palavra de Viajante.
Há cerca de quatro anos que um espaço pequeno e aconchegante na rua de São Bento, em Lisboa, alberga uma livraria especializada e dedicada aos viajantes; não só aqueles que vão como aqueles que gostam de ler sobre quem já foi. Lá podem-se encontrar as versões mais recentes de mapas, roteiros e guias de inúmeras cidades e países, relatos de viagens e romances. Sim, romances, porque para conhecer um local não se tem necessariamente que ler um guia, existem magníficas obras ficcionais que nos descrevem outras paragens como se estivéssemos realmente lá.
Esta livraria é uma paragem obrigatória para quem gosta de ler, viajar e ser bem recebido. Garantimos que quando lá for receberá sempre um sorriso. Palavra de Viajante!


Informações úteis:
Horário: Terça a sábado: 10h00 – 19h00
Morada: Rua de São Bento nº 30, 1200-819 Lisboa
Telefone: +351 211 956 340
Email: geral@palavra-de-viajante.pt
Website: www.palavra-de-viajante.pt

Livraria BD Mania

Falemos agora de uma livraria especializada num género específico: a Banda Desenhada. Infelizmente, não existem muitas casas dedicadas à BD ou às novelas gráficas em Portugal, mas a BD Mania não se destaca só por ser uma das poucas que abraçou este género. Destaca-se pela sua oferta abrangente e de qualidade, por ter em catálogo os mais recentes lançamentos da Marvel Comics e da DC Comics e por bem receber tanto entusiastas como estreantes.
Situada na Rua das Flores, em Lisboa, a BD Mania é um espaço que faz lembrar as livrarias de bairro, com as estantes castanhas e as ilhas de livros que deixam pouco espaço para deambular. Para além dos livros, oferecem uma parafernália de merchandising e de outros artigos ligados ao mundo da banda desenhada.
A BD Mania é uma lufada de ar fresco feita por quem percebe do assunto e que não tem medo de apostar neste género literário. É pena serem tão poucos, mas é bom saber que os que existem são bons.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sábado: 10:30 – 19:30
Morada: Rua das Flores, 71 – Loja, 1200-194 Lisboa
Telefone: +351 21 3461208
Email: clientes@bdmania.pt
Website: www.bdmania.pt
 
Crédito foto: BD Mania

Livraria Galileu

Há mais que 40 anos que a Livraria Galileu ali está, em Cascais, a primeira da cidade, idealizada para ser também um espaço de tertúlia e um centro gravitacional da cultura. Hoje, o sonho não desapareceu. Perpetua-se em cada página que é levada para casa.
A livraria destaca-se pela criatividade da decoração exterior. Um mural caótico é encimado pela frase “Mantenham a ordem na minha desordem”. Até as caixas de electricidade e da água estão decoradas.
Lá dentro, o tom é diminuído para dar espaço à razão da existência da livraria. Ali podem ter a certeza de encontrar livros novos, usados ou antigos. A Galileu até compra livros usados que tenha em casa. É uma união brilhante entre a livraria e o alfarrabista.
É difícil de acreditar que quando a Galileu abriu não havia nenhuma livraria em Cascais, mas ainda continua a ser um polo de cultura.
Esta é, de facto, uma livraria orientada para aquelas pessoas que preferem a qualidade e a raridade ao sucesso momentâneo dos Best-Sellers. Agora percebemos porque é tão querida de autores, jornalistas e críticos literários.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sábado: 10:00 – 19:00 | Domingo: 11:0 – 19:00
Morada: Av. Valbom, nº 24 A, 2750 – 585 Cascais
Telefone: +351 21 486 60 14
Email: livrariagalileu@sapo.pt
Website: www.livrariagalileu.pt

Livraria A das Artes

Desde Julho de 2003, que o Sr. Joaquim Gonçalves se dedica à livraria A das Artes, em Sines. Desde essa altura elevou este espaço à condição de livraria obrigatória em Portugal. Em 2015, foi eleita a Livraria Preferida pelos Portugueses numa votação online realizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e com justiça.
Como o próprio nome indica, esta é uma livraria que se dedica às artes. Não só podemos encontrar os best-sellers e as novidades do mercado livreiro como livros técnicos, música, artesanato e artes plásticas. É frequente que estas paredes brancas, chão de madeira e estantes, alberguem lançamentos de livros dos escritores mais conceituados como de jovens revelações.
A A das Artes é uma livraria indispensável no panorama nacional. Para além do prémio de Livraria Preferida pelos Portugueses foi igualmente distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o prémio de Melhor Atendimento. Visite-os e perceberá porquê.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sábado: 10:00-19:00
Morada: Av. 25 de Abril, 8 – loja C, 7520-107 Sines
Telefone: +351 26 963 09 54
Email: adasartes@gmail.pt
Website: adasartes.blogspot.pt/
 
 
Crédito foto: A das Artes

Livraria Fonte de Letras

A Fonte de Letras abriu as suas portas primeiramente em Montemor-o-Novo. Em 2013, decidiu mudar-se para a zona turística de Évora, mas sempre com o mesmo grau de qualidade e exigência na oferta que preenche as suas prateleiras.
É uma livraria generalista onde tanto podemos encontrar as últimas novidades da senda mediática livreira como aquele livro de poesia editado por uma pequena editora ou publicações dedicadas ao Alentejo.
O espaço é feito à medida dos seus criadores. A Fonte de Letras engrandece o panorama cultural alentejano com uma programação regular de lançamentos de livros, tertúlias e debates, exposições e artes plásticas. É possível também sentar-se e saborear uma bela tosta de queijo com tomate, azeite e orégãos.
Para quem diz que o Alentejo é um deserto, aqui fica uma Fonte que contraria esse estereótipo. Neste lugar as letras são a água que jorra incessantemente.


Informações úteis:
Horário: Segunda a Sexta: 10h00 – 19h00 | Sábado: 10h – 18h| Encerra ao Domingo
Morada: Rua 5 de Outubro, 51, 7000-854 Évora
Telefone: +351 26 689 98 55
Email: fontedeletras@gmail.com
Website: fontedeletras.blogspot.pt/
 
Crédito foto: Fonte das Letras

Conhece locais mágicos em Portugal? Partilhe connosco os seus favoritos.

Partilhar

Pin It on Pinterest

Share This
€0.000 items