São Martinho MyownportugalNo dia 11 de Novembro celebra-se o dia de São Martinho , a tradição manda assar castanhas, assim como beber Jeropiga ou água-pé. É também dia de se provar o vinho novo, isto é, o proveniente da colheita do ano anterior, como indica o provérbio “no dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho”.

Mas quem era São Martinho?

Martinho de Tours, nasceu em 316 na cidade de Sabária, localizada na antiga de Panónia (atual Hungria). Aos 15 anos, alista-se no exército romano e é designado para prestar serviço na Gália (atual França).

Por volta do ano 337, num dia frio e chuvoso Martinho seguia a cavalo de regresso a sua terra natal, quando encontrou um mendigo a tremer de frio. Não tendo mais nada para auxilia-lo pegou na espada e cortou o manto a meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais tarde, encontrou outro mendigo igualmente com frio a quem doou a outra metade da capa. Sem mais nada para o proteger do mau tempo Martinho continuou viagem. Reza então a lenda, que nesse momento, o tempo aqueceu e o frio parou e manteve-se assim durante 3 dias. Diz-se ainda que nessa noite, Cristo apareceu em sonho a Martinho vestido com o manto que dera ao mendigo agradecendo-lhe por tê-lo protegido do frio. Após esse episódio Martinho abandonou o exército e tornou-se missionário e evangelizador, tendo sido feito bispo quando tinha 55 anos.

O dia de 11 de Novembro corresponde ao dia em que foi sepultado São Martinho, em 397, já com oitenta e um anos de idade. Nesta altura do ano, o tempo costuma melhorar e o sol aparecer daí se falar de “Verão de São Martinho”.

 

 

Fonte imagem: http://browndresswithwhitedots.tumblr.com