Rosario Correia Machado 5Rosário Correia Machado

Diretora da Rota do Românico

 

Em terras dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega, no coração do Norte de Portugal, ergue-se um importante património arquitetónico de origem românica. Traços comuns que guardam lendas e histórias nascidas com a fundação da Nacionalidade e que testemunham o papel relevante que este território outrora desempenhou na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.

Esta herança, expressa em mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, castelos, torres e pontes, encontra-se estruturada na Rota do Românico, que funde os concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Aceite o convite para uma viagem inspiradora ao longo de 58 monumentos. Sinta a magia de andar por lugares onde, no século XII, dominaram três das cinco primeiras famílias nobres portuguesas, como os senhores de Sousa, de Baião e de Ribadouro, dos quais descende Egas Moniz, o famoso aio de D. Afonso Henriques.

A Rota do Românico sugere-lhe programas ajustados a estadas prolongadas, um fim de semana, ou simplesmente para um dia, mas se preferir poderá fazer o seu próprio percurso, seguindo a nossa sinalização turística e cultural. Qualquer que seja a opção é aconselhável marcar a sua visita, garantindo a abertura dos monumentos e, se assim desejar, o acompanhamento por um técnico intérprete do património.

Venha conhecer uma Rota fundada nas memórias do românico. Deixe-se desafiar pelos segredos apaixonantes de lugares e monumentos únicos, e descubra as origens de Portugal. Inspire-se na natureza, na gastronomia, nas tradições das nossas gentes e faça parte da nossa história.